Familiares e amigos de Alessandro Carvalho da Silva, 20 anos, e Leonardo Zaqueu de Quadros Oliveira, 19, mortos em um acidente de trânsito na BR-158 próximo a Júlio de Castilhos, recebem as últimas homenagens.
Lotados no 10º Batalhão Logístico ( BLog) de Alegrete, os militares vinham de suas cidades de origem para se apresentar ao serviço. A morte causada pelo acidente interrompeu os sonhos de Alessandro e Leonardo.
Leonardo Zaqueu de Quadros Oliveira, 19 anos, natural de Sarandi, estava cumprindo o serviço militar obrigatório e tinha pretensões de seguir a carreira militar. Com o salario de soldado, havia comprado o Santana e conduzia o veículo no momento do acidente. Seu tio, Tomé Araújo de Oliveira, conta que Leonardo era um rapaz muito trabalhador e amigo. Filho mais novo, tinha duas irmãs. O jovem havia ido para Sarandi para comemorar o aniversário da mãe e estava retornando ao quartel quando sofreu o acidente. Filho muito dedicado e presente, seus pais estão inconformados com sua morte. Leonardo será enterrado no Cemitério Municipal de Sarandi.
Alessandro Carvalho da Silva, 20 anos, já era cabo do Exército e estudava para fazer a prova para tenente. Natural de Palmeira das Missões, amigos e colegas do quartel compareceram ao velório para prestar as últimas homenagens. Filho único, sua mãe, Rosa Maria Xavier, conta que o filho era maravilhoso.
_ Era um rapaz correto, trabalhador e cheio de sonhos, lamenta a mãe.
Ela e o marido, João Carlos Ávila da Silva não se conformam com a morte prematura do filho.
O acidente
Os dois jovens, acompanhados de outros três militares, seguiam no sentido Cruz Alta-Santa Maria em um Santana com placas de Sarandi quando, na altura da Km 253 da rodovia, teriam colidido de frente com um caminhão que seguia no sentido contrário. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Cruz Alta, o motorista do caminhão, que não ficou ferido, afirmou que o acidente ocorreu quando o carro tentava fazer uma ultrapassagem.
Com o impacto, o Santana foi arremessado para a lateral da pista e prendeu fogo. Além das duas vítimas fatais, os outros três tripulantes receberam os primeiros atendimentos no hospital de Júlio de Castilhos e, posteriormente, foram transferidos para o Hospital da Guarnição (HGU), em Santa Maria. Segundo o Coronel Almeida Rosa, os jovens devem receber alta até o final desta terça-feira e serão encaminhados ao quartel, em Alegrete.